|
José Nilton Santiago (Zé Roberto) |
JF – Quem é José Roberto Santiago?
Bem, sou José Nilton Santiago, popularmente conhecido por Zé Roberto, moro em Itinga do Maranhão há mais de 30 anos, e consequentemente apaixonado pelo Município; cidadão eleitor desde os 18 anos. Desde muito cedo prestei meus serviços a esta Cidade que amo, trabalhando em diversos segmentos, por último trabalhei por mais de 12 anos na Câmara Municipal de Itinga do Maranhão. Das citações que já lhe passei no meu social, sou filho da batalhadora Antonia Reis no qual agradeço à vida; tenho atributos ainda de pai de 03 maravilhosos filhos Madson-Maira-Sebástian Levi; casado com a senhora Elaine Gomes; detentor de muitas amizades, extrovertido, porém comprometido com o desenvolvimento político e social; cursei geografia; cheguei a fazer especialização em gestão ambiental e geografia política, e, finalmente sou atual presidente do PSB – Partido Socialista Brasileiro, membro do Conselho de Ética do partido no Estado. Partido esse que mais cresceu em Itinga do Maranhão, com ideias revolucionárias, um crescimento de unidade de pensamentos, e de números de filiados, bem como em qualidade desenvolvimento de políticas públicas com qualidade única e exclusiva voltada para o social do Município de Itinga do Maranhão.
JF – Como presidente do PSB local como você tem visto o atual cenário político em Itinga do Maranhão?
As sociedades quando não estão satisfeitas com seus líderes, onde foram expostos e submetidos detalhadamente pela diversidade dos regimes políticos praticados nos últimos anos, sempre se levantam para dizer NÃO aos aproveitadores do poder. (Temos exemplos no Oriente Médio). Aqui não Será diferente, vejo propriamente o PSB dando a partida nesse imenso carro que está parado e enchendo-se da ferrugem da corrupção. Da irresponsabilidade com o erário público. Começamos uma sensibilização de formiguinha com a população, pregando uma nova aliança, uma que mude os conceitos por inteiro tanto do povo administrado, quanto do político administrador. Muito embora tenhamos culpa de algumas situações, como por exemplo, uma pequena célula que não tem objetivo, comprometimento com o povo e vive explorando a gestão atual, ajudando a afundar o já desacreditado governo. A resposta da população está sendo imediata. Chega de decepções e opressões. Faremos isso com uma tomada de providência e não com mudanças de personagens como fora apregoado no passado. Temos ótimas pessoas no qual me reúno sempre. Agremiações Partidárias também que observando tal vazio, e provocado pelo comportamento errático dos ventos, que nos conduzem as organizações políticas, preocuparam-se em tomar sua obrigação do fazer. Esse cenário tem que ser bem avaliado principalmente nas questões internas dos próprios partidos que se levantaram contra a atual administração. Não vejo dificuldade em mudar de mãos esse cenário, só falta coerência em alguns pontos.
JF – A célula no qual se refere, pode ser o Vereador Ademir Braga?
Bem, as pessoas teem um desejo enorme em acreditar em alguma coisa; o charlatão adquire o seu grande poder abrindo simplesmente uma possibilidade para os homens acreditarem naquilo em que já acreditam...(o lado fácil – o poder dos outros) os crédulos não conseguem se manter distantes, eles se aglomeram em torno do milagreiro, entram na sua aura pessoal, entregam-se à ilusão solenemente, como gado. Jamais terá os créditos dos que lá já estão só são peças como muitos. Benesses que passam em 48 meses, acabando até com a dignidade. Como diz o ditado: “muitas” palavras bastas.
JF – Como você analisa as entrevistas dadas por dois dos pré-candidatos a prefeito em Itinga Dr. Christiano Filho e Dr. Jofre Junior?
Ezequias, eu sempre digo que hoje em qualquer segmento partidário para elaboração de uma eleição, sentamos-nos à mesa e somos decisivos. Alguns nunca puderam sentar-se à mesa. Quando se aproximavam era como se fosse o poviléu a ralé. Esses estão mudando de postura; sempre fomos à maioria, só esperamos demais e nada foi feito de correto. Não é diferente como vi na entrevista. São excelentes profissionais. Tanto o primeiro como operador do direito, Chistiano Fernandes como o de medicina, Jofre Júnior, já convivi com ambos. No tocante a Christiano o conheço desde os tempos de Câmara Municipal, polêmico? Não. Ele sempre foi um cidadão que viu a carência e o desamparo do povo, sempre esclareceu que o povo tem que participar das decisões do município; recordo-me que foi o único tempo que o povo ia à Câmara como peça interativa daquele mandato, naquela época foi tragado pelo sistema infelizmente. Jofre, um também jovem trabalhador, ótimo profissional, de prestígio, já foi secretario de saúde no município, também tragado por aquele sistema, sinceramente pelo que já conversamos, tem uma boa intenção para o bem de Itinga; acredito somar se o objetivo for agrupar para o futuro de Itinga. Assim como o jovem Lúcio Zaruk, inteligente, dinâmico, companheiro e entendedor do nosso momento. Jamel Daher um vice-prefeito excluído do governo, ainda bem, pois suas ações de compartilhar o bem com povo iria desgastar sua imagem. Temos Pimentel, experiente e detentor de respeito de muitos. Edinho um empresário de imensa percepção de empreendedorismo, acreditando e fazendo raízes no nosso Município. Jones de Castro, um jovem cheio de boas intenções, companheiro, determinado, absorvedor das necessidades do povo, perdoem-me se esqueci de alguns nomes.
JF – Qual o posicionamento hoje do PSB em relação à sucessão municipal?
O PSB hoje não se tornou apenas um partido político, mais sim um modelo de fazer; nunca na história de Itinga se trabalhou um partido como a nossa sigla, o que temos feito desde 2008; um partido com ideologia social; com ideais não só no papel nem nas ações, mas no coração de cada eleitor e filiado ao partido. A dimensão é tamanha que serviu de referência para surgimento de novos movimentos partidários, inspirado pelas ações do PSB. Vale ressaltar as frases do vice-presidente da sigla Djalma Macedo; “ Fazer um grupo partidário recrutando membros de sua ordem religiosa ou social é muito fácil, bem como usar da mídia para tal apreço e auto promoção, também é fácil, pois estão dispondo de tal mecanismos para enganar a si mesmo. Agora imagine fazer parte de um partido político, que tanto sua diretoria e filiados são pessoas que teem sua autonomia, suas ideias, decisões em grupo, polêmicas, críticas sócias e todos teem sua força de expressão. Que o PSB está vivendo novamente com todos, os tempos de revolução”. Fica claro para que todos percebam que nós somos orgânicos e temos uma linha própria; partido com fortes tendências a ter o próximo prefeito de Itinga. O PSB detém ótimos nomes ao cargo; portanto começamos diferentes, geralmente se tem um nome de alguém para ter os adeptos, conosco não. Já formamos o grupo e o grupo que democraticamente, escolherá uma pessoa dentro dos padrões de moral, ética e social. Lembramos se as convenções fossem hoje, teríamos o nome do jovem JONES DE CASTRO, político que preenche tais requisitos, e tem a aprovação/aceitação do povo. Não há da nossa parte preocupação com “A” ou “B”, pois temos discurso, seguimento, candidato e principalmente o povo.
JF – Onde você acha que a atual administração errou?
Há generais que diferentemente de Sun-Tzu que preparam seus soldados só para o ataque, como cavalos de carroça. Depois de conquistada o castelo. Adentram e não sabem ser janelas, só fazem cagadas. Dão um show em falta de gerência, em desorganização, é só olharmos o Castelo de areia de outrora de açailãndia. Simplificando, o governo atual a vida inteira só soube fazer oposição, quando assumiu deparou-se com um bando de incompetentes. Talvez eles tenham subestimado o povo de Itinga; os jovens e sua capacidade; em achar que ficaríamos de braços cruzados ou mãos atadas diante de tal tirania.
JF – Senhor José Roberto, a sabido da população itinguense que durante cerca de 12 anos o senhor foi diretor da Câmara Municipal, e hoje existem na cidade de Itinga várias especulações dos verdadeiros motivos do seu afastamento da casa de leis. Diante destes fatos queremos lhe perguntar o que lhe levou a deixar aquela casa?
Para cada ação uma reação. Perseguições políticas. Simples e claro! Hoje uma parte decisória do governo, tem a ciência do movimento no qual estou envolvido, é uma ameaça real, então é claro que leem Maquiavel e sabem o que o Príncipe faz, faria ou fará.
JF – Tivemos conhecimento que V. Sª entrou com uma denuncia junto ao Ministério Publico contra os vereadores de Itinga, segundo oficio enviado ao promotor e cópias de folha de pagamento da casa de leis, o senhor os denuncia por receber salário em nome de funcionário inexistente, o que tem de veracidade nesta denuncia?
Boa pergunta. Na verdade já tomei minhas providências e até o presente momento estou esperando uma conciliação trabalhista no tocante àquela Casa com pronunciamentos sobre o assunto para mim o que é de direito. Recentemente vi no Diário Oficial minha exoneração. Existem algumas mágoas, pois não saí da Câmara, fui chutado, de vítima passei a ser vilão. Mas não quero fazer das minhas questões pessoais vitrine para sensacionalismos. Não misturo ações políticas com pessoais, e por isso nada melhor que o tempo para dá ás devidas respostas, bem como o maior exonerador do ruim que é o povo. Então, qualquer questão relacionada ao MP, será o Órgão que resolverá.
JF – Diante dos fatos exposto referente a sua saída da Câmara Municipal que posicionamento o senhor tem tomado já que sua imagem e do partido o qual o senhor representa tem sido exposta de forma mentirosa diante da sociedade?
Mas já que falamos em posicionamento, deixo bem claro que não sou eu quem decide, mas sim o PSB que está decidido em nosso seguimento. A propósito quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos os meus companheiros que após saberem da minha exoneração, vieram ser solidários para comigo, e dá seus votos de apoio e fidelidade ao grupo, até aqueles que duvidaram de nossa persistência agora acreditam, está custando caro sim, no entanto, por esse apoio pago com certeza preço maior. Obrigado aos socialistas e saudações a todos. “Cada pedra que nos atirarem, iremos lapidá-la para fortalecermos nossas colunas.”
JF – Que mensagem você deixa a população itinguense em especial aos Jovens?
Não esqueçam, “SOMOS A MAIORIA”, o que nos falta e nos conectar, às vezes ficamos, agimos e nos vemos como frágeis, somos à base da revolução. Agora é a nossa vez, é como o refrão da música do challes brown Jr.: “ eu vejo o que eles falam na TV sobre o jovem não é levado a sério; mas isso tudo ainda vai mudar”, assim, devemos mudar o sistema e não ele nos mudar. Aguentem firme porque os cães vão latir, mais a caravana não pára. Juntem-se a nós.