AGORA ESTAMOS EM UM NOVO ENDEREÇO

AGORA ESTAMOS EM UM NOVO ENDEREÇO
ESTAMOS EM NOVO ENDEREÇO CLIK NA IMAGEM ACIMA E ACESSE O NOSSO NOVO SITE

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O Advogado Christiano Filho concede entrevista ao nosso blog onde este fala sobre vários assuntos ligados à política e à economia do município de Itinga do Maranhão.


Dr. Christiano
Aconteceu nesta ultima terça-feira 07/02 um encontro politico partidário onde na ocasião o assunto abordado foi a sucessão municipal na cidade da onça, desta feita estiveram reunidos Dr. Jofre Junior (Médico) e Dr. Christiano Filho (Advogado). Como o nosso blog está sempre ligado nos assuntos políticos de nossa região, não poderíamos deixar passar em branco e desta feita tivemos um bate papo com os dois pré-candidatos a prefeito de Itinga do Maranhão, estaremos publicando esta semana a entrevista com Dr. Christiano Filho e na seguinte com o Médico Dr. Jofre Junior.

Blog - O Itinga vem passando por uma séria crise econômica. Qual a análise que o Sr faz deste momento?
Dr. Christiano - Realmente o Itinga está passando por uma crise nunca antes observada. A cidade dependia economicamente da indústria madeireira. Ocorre que todas as cidades vizinhas também iniciaram suas atividades dependendo do setor madeireiro. É preocupante o fato de que o Itinga é a única cidade em toda a região tocantina e nordeste do Pará que a população está diminuindo. Em 2000 Itinga tinha uma população de 25.100 habitantes e hoje tem 24.891, segundo os dados oficiais do IBGE. Se levarmos em conta o número de nascimentos que ocorreram nos últimos 10 anos, chegaremos a um número alarmante de pessoas que deixaram o Itinga.
Blog - A que se deve este fato?
Dr. Christiano - Embora não possamos culpar exclusivamente a administração Pública Municipal, tenho que dizer que a culpa maior por estarmos atravessando esta crise cabe à atual administração que tem se mostrado totalmente incompetente em apontar uma saída. E olha que as promessas que a atual prefeita fizera nos palanques era exatamente de que seria a solução para este problema.
Somente para recordar, os compromissos que a Prefeita fizera ao povo do Itinga que não foram cumpridos. Não cumpriu nada!!!!!
Fora compromisso de campanha da Prefeita, entre outros:
1 – Criação de um parque municipal de lazer contendo uma área para divertimento infantil, uma área para convivência de idosos e um espaço social para as famílias; A PREFEITA MENTIU!!!!!!!!!!
2 – Criação do SINE MUNICIPAL com ações voltadas para a qualificação do trabalhador e a criação da famosa USINA DE ÁLCOOL, motivo de piadas na cidade; A PREFEITA MENTIU!!!!!!!!!!
3 – Criação da Bolsa-Trabalho para beneficiar 500 (Quinhentos) jovens Itinguenses; A PREFEITA MENTIU!!!!!!!!!!
4 – Construção do Hospital Municipal começando a obra no primeiro ano do mandato; A PREFEITA MENTIU!!!!!!!!!!
5 – Implementação do PVS (Plano de Valorização do Servidor); A PREFEITA MENTIU!!!!!!!!!!
6 – Tratamento privilegiado à população da Zona Rural com a criação de sub-prefeituras, ambulância de plantão 24 horas destinada exclusivamente aos assentamentos, visita de um médico uma vez por mês nos assentamentos, fornecimento de equipamentos para as associações, criação da CASA DO AGRICULTOR, etc; A PREFEITA MENTIU!!!!!!!!!!
7 - Construção de 150 casas populares a cada ano de mandato; A PREFEITA MENTIU!!!!!!!!!!
8 – Construção do CENTRO ADMINISTRATIVO DO ITINGA com início das obras no dia 01 de janeiro de 2009. A PREFEITA MENTIU!!!!!!!!!!
Blog - Voltando à crise que o Itinga está atravessando, como a administração municipal poderia encontrar uma saída?
Dr. Christiano - Buscando parcerias. Mas para se buscar estas parcerias, necessário se faz muito diálogo. E diálogo, nesta administração, é definitivamente o que não se tem. A Prefeita tem se mostrado incompetente para dialogar com os setores produtivos locais, não dialoga com os proprietários rurais, não dialoga com os comerciantes, não dialoga com os moveleiros. Vive enclausurada, mantendo apenas alguns fiéis seguidores e muitos aproveitadores ao seu lado. Tem-se que dizer que a Prefeita também não tem diálogo com o Governo Estadual e muito menos com o Governo Federal, o que inviabiliza também a busca de parcerias.
Blog - A Prefeita tem declarado que pretende ser candidata à reeleição. Como o Sr vê esta declaração
Dr. Christiano - A prefeita está inelegível por conta de sua ganância. A vontade de chegar ao poder a qualquer custo fez com que ela entrasse na justiça para cassar o ex-prefeito Quininha. Ela conseguiu uma liminar e exerceu o cargo de Prefeita. Portanto, ela pode até dizer que pretende, mas disputar a eleição é outra história. A não ser que ela esteja querendo fazer como o seu companheiro Deusdete Sampaio fez nas eleições de 2006, disputando uma eleição sabendo que estava inelegível. Seria muito importante que a prefeita disputasse as eleições para que o povo pudesse avaliar seu fraco desempenho no atual mandato, mas infelizmente isto não será possível.
Blog- O Sr. Pretende se candidatar a prefeito?
Dr. Christiano - Estou muito envolvido em minha atividade de Advogado. Ocorre que, se negar que desejo ser prefeito do Itinga estarei mentindo. Gostaria de ter a oportunidade de colocar em prática vários planos que eu entendo ser possível. Gostaria de ajudar o povo do Itinga a encontrar uma solução para a crise que atravessamos. Quero provar para o povo do Itinga que é possível fazer compromissos e cumpri-los. Provar que ainda existem pessoas que exercem um cargo público na intenção de construir um lugar melhor para se viver. Sobre ser candidato a Prefeito, quero dizer que política se faz com pessoas. Não posso ter a prepotência de achar que sou o único nome com possibilidade de administrar o Itinga. Existem várias outras pessoas tão ou mais preparadas que eu para esta função tão importante. Espero que o Itinga saia daquela situação onde somente tinha como opção votar em um candidato da situação e outro da oposição, trocar seis por meia dúzia.
Blog - O Sr. Pretende iniciar algum movimento para levar ao conhecimento da população do Itinga seus planos?
Dr. Christiano - Entrei na vida política há 20 anos pelas mãos do prefeito Ildemar Gonçalves, meu líder político. Tenho observado a forma como Ildemar faz política e não tenho porque não fazer da mesma forma. Ildemar faz política unindo forças, ouvindo o povo, respeitando a vontade de quem o acompanha. Tenho conversado muito, principalmente com o Pimentel, Lúcio da Zaruk, Dr. Jofre e Pastor Ezequias, Jamel, Zé Roberto e Jones de Castro, Max e outras lideranças. Esperamos encontrar algum nome dentro deste grupo que possa representar os anseios de mudança que o povo do Itinga tem. O que o povo do Itinga pode ter certeza é que o candidato que a Prefeita indicar não irá disputar estas eleições sozinho. Como se diz no futebol, embora seja muito difícil, o candidato dela pode até ganhar, mas não por W.O.
Blog- Que mensagem o Sr. deixa para o povo do Itinga?
Dr. Christiano - Quero dizer ao povo do Itinga que Deus não desampara aos seus. Tenham fé de que é possível construirmos um Itinga melhor. Reconheço a vontade de lutar que o nosso povo tem. Embora estejamos passando por uma crise sem precedentes, o povo não se abate. O Itinguense é um guerreiro. Tenho orgulho de participar de uma sociedade assim.

2 comentários:

  1. O blogueiro deveria entrevistar o Max....Ele é o melhor candidato a prefeito que tem aqui no Itinga, depois dele é o Pimentel

    ResponderExcluir
  2. vai perder essa mania de ser babão mesmo não em, cria vergonha na cara, um sr. dessa idade vive de bajulação a um e outro so ainda não virou a casaca pro lado da vete porque ninguem te quer por perto.

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários aqui, ou envie para ezequiasholanda@hotmail.com