AGORA ESTAMOS EM UM NOVO ENDEREÇO

AGORA ESTAMOS EM UM NOVO ENDEREÇO
ESTAMOS EM NOVO ENDEREÇO CLIK NA IMAGEM ACIMA E ACESSE O NOSSO NOVO SITE

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Itinga do Maranhão um breve Histórico


Vista Aérea de Itinga do Maranhão
Em 1959, em decorrência da construção da rodovia Belém-Brasília, foi criado um pequeno povoado às margens do Rio Itinga, rio este que mais tarde daria nome ao povoado, fato ocorrido durante o governo de Jucelino Kubscheck de Oliveira. Teve como primeiros moradores, Manoel Pereira de Carvalho (Manoel Ventinha), Manoel da Silva (Manoel Baixinho) e Manoel Barros (Manoel Tratorista).
Outro motivo que estimulou a sua criação foi a implantação do Posto Fiscal, na fronteira. Nesta época, chegou a família do Sr. João Barbosa Botelho, cuja esposa, Luzia Botelho da Costa, foi a primeira professora na localidade, na Escola Catulo da Paixão Cearense.
Com vistas ao crescimento da localidade, instalou-se a Igreja Católica, tendo como primeiro padre o Frei Noé. Em seguida, seu primeiro Hospital, Cristo Rei, tendo como médico o Dr. José dos Santos.
O povoado foi elevado a cidade pela Lei Nº 6.147, de 10 de novembro de 1994, desmembrado do município de Açailândia.
O município de Itinga limita-se ao Norte com Estado do Pará; a Leste com o município de Açailândia; a Oeste com o município de Açailândia e ao Sul com o município de Açailândia.
Gentílico: itinguense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Itinga do Maranhão, pela lei estadual nº 6147, de 10-11-1994, desmembrado de Açailândia. Sede no atual distrito de Itinga do Maranhão ex-povoado de Itinga. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 15-07-1997, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários aqui, ou envie para ezequiasholanda@hotmail.com