AGORA ESTAMOS EM UM NOVO ENDEREÇO

AGORA ESTAMOS EM UM NOVO ENDEREÇO
ESTAMOS EM NOVO ENDEREÇO CLIK NA IMAGEM ACIMA E ACESSE O NOSSO NOVO SITE

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Deu na coluna Bastidores do Jornal o Progresso

Na noite de anteontem, 27, terminou o sonho do suplente Nonato Costa (PTB) de assumir uma cadeira da Câmara dos Deputados. O político imperatrizense obteve nas eleições de 2010 menos de 3 mil votos, mas se o Supremo Tribunal Federal (STF) tivesse decidido que a vaga de suplente é do partido, Nonato iria sentar na cadeira do deputado Pedro Fernandes (PTB), atualmente na Secretaria de Estado das Cidades. Como o STF decidiu que a vaga é da coligação, quem está comemorando é o suplente Davi Alves Silva Junior (PR), que vai permanecer na Câmara.




Divergência

Somente o ministro Marco Aurélio manteve a posição externada em dezembro do ano passado, no julgamento sobre a posse de suplente. Segundo ele, o eleitor não vota em coligação. Disse que a Constituição versa realmente sobre coligação, mas a gradação maior versa sobre a instituição que é o partido político. Observa que a Constituição concede ao partido até a possibilidade de definir com quem pretende se coligar. O ministro também ressaltou a necessidade de preservar as bancadas e a composição dos blocos partidários, assim como a representatividade dos partidos nos cargos de direção da Câmara, que poderão ser alteradas com este novo critério de convocação de suplentes.



Fim das coligações

O presidente do Senado, José Sarney, disse que, apesar de não encontrar unanimidade entre os políticos, o fim das coligações fortaleceria a democracia. "Seria salutar que estivéssemos esse passo à frente. Com o fim das coligações, os partidos tenderiam a ser mais fortes. Não há democracia sem Parlamento e não há Parlamento forte sem partidos fortes", disse Sarney. O fim das coligações nas eleições proporcionais foi aprovado em março pela Comissão Especial da Reforma Política.

PCdoB
Se realmente Flávio Dino deixar o PCdoB, o partido comunista corre o risco de se definhar no estado. A informação é de que Flávio Dino estaria a caminho do PSB para se candidatar a prefeito de São Luís. Mas por que ter que sair do PCdoB para disputar a prefeitura?

E...
Em Açailândia o PCdoB está andando na contramão. Segundo informa Sininger Filho, a legenda comunista não estaria seguindo orientação da Executiva estadual, distanciando-se dos partidos oposicionistas e se aproximando das legendas governistas. Se assim for, corre o risco de sofrer intervenção...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários aqui, ou envie para ezequiasholanda@hotmail.com