AGORA ESTAMOS EM UM NOVO ENDEREÇO

AGORA ESTAMOS EM UM NOVO ENDEREÇO
ESTAMOS EM NOVO ENDEREÇO CLIK NA IMAGEM ACIMA E ACESSE O NOSSO NOVO SITE

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Eleitores de Guarapari terão que voltar às urnas para nova eleição de prefeito

TSE manteve o indeferimento da candidatura do prefeito de Guarapari, Edson Magalhães (PPS), por entender que ele concorria ao terceiro mandato consecutivo


Ednalva Andrade
  

Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantiveram o indeferimento da candidatura do prefeito de Guarapari, Edson Magalhães (PPS), por entenderem que ele concorria ao terceiro mandato consecutivo.

Com a decisão, uma nova eleição para prefeito deverá ser convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no município, já que Edson obteve 39.027 votos, o equivalente a 58,31% dos votos válidos, os quais são considerados nulos. Os outros dois candidatos, Ricardo Conde (PSB) e Carlos Von Schilgen (PSL), somaram 21.399 votos, ou seja, menos de 50% do total.
 
Fonte/gazetaonline.globo.com

Prefeito reeleito em Simões tem candidatura indeferida pelo TSE

A decisão foi proferida pela ministra Laurita Vaz que entendeu que o gestor estaria em seu terceiro mandato consecutivo.

GERMANA CHAVES, DO GP1 
 
 
Imagem: Divulgação Clique para ampliarEdilberto Carvalho (PSB)(Imagem:Divulgação )Edilberto Carvalho (PSB)O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu registro de candidatura do prefeito reeleito no município de Simões, Edilberto Abdias de Carvalho (PSB). A decisão foi proferida pela ministra Laurita Vaz que entendeu que o gestor estaria em seu terceiro mandato consecutivo.

Edilberto foi eleito em 2004 para o cargo de vice-prefeito de Simões, havendo exercido o mandato no período de 2005-2008. Entre 02.05.2008 a 01.06.2008, ele substituiu o prefeito, Joaquim José de Carvalho. No pleito seguinte, em 2008, Edilberto Abdias se elegeu prefeito, mandato que se encerra no dia 31 de dezembro de 2012.

Entretanto, nas eleições deste ano o gestor se candidatou e foi reeleito para o cargo. Nesse caso configura-se terceiro mandato e Edilberto não poderá mais comandar o Executivo no próximo ano.

Valdeir Carvalho (PDT) ficou em segundo lugar na disputa eleitoral em Simões e com a decisão do TSE, o município terá um novo prefeito.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí já havia indeferido o registro do candidato do PSB em agosto, tendo, em seguida, reformado sua sentença, o que permitiu a Edilberto disputar o pleito.

TSE nega registro de candidato a prefeito para evitar 3o. mandato

Esta é a íntegra da notícia publicada no final da tarde de hoje no site do TSE:

“O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve o indeferimento do registro de candidatura de Edson Figueiredo Magalhães (PPS) ao cargo de prefeito do município de Guarapari, no Espírito Santo. Como os votos que conquistou (39.027 votos) ultrapassam a metade dos votos válidos, o juiz eleitoral responsável pelo município poderá determinar a realização de novas eleições.

Atual prefeito, Edson Magalhães disputou a eleição municipal de 2012 com a candidatura indeferida com recurso e não teve os votos computados no processo de apuração. Em 2006, ele era vice-prefeito e assumiu a prefeitura por um ano e oito meses devido à cassação de Antonico Gottardo. Eleito em 2008, Edson Magalhães tentou disputar a reeleição em 2012, mas foi barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) ao entendimento de que estaria tentando um terceiro mandato.

Citando precedentes da Corte Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal (STF), o relator do recurso no TSE, ministro Arnaldo Versiani, enfatizou que o vice-prefeito que assumir a chefia do poder Executivo em decorrência do afastamento ainda que temporário do titular, seja porque razão for, somente poderá candidatar-se ao cargo de prefeito para um único período subsequente, conforme previsto no Parágrafo 5º , do artigo 14 da Constituição Federal.

Segundo o relator, no caso julgado, o candidatado substituiu o titular no exercício do cargo de prefeito pelo período de um ano e oito meses no curso do mandato antecedente a eleição de 2008, para a qual concorreu e foi eleito.

“Portanto, o candidato já exerceu dois mandatos consecutivos de prefeito. Assim, esgotou-se para ele a oportunidade de candidatar-se a um terceiro mandato para mais um período subsequente.” O voto do relator foi acompanhado por unanimidade”.


EX-MULHER DE ZÉ DIRCEU DESABAFA SOBRE MENSALÃO: "ELES ESTÃO PAGANDO PELO LULA. OU VOCÊS ACHA QUE O LULA NÃO SABIA DAS COISAS?"

A família do ex-ministro José Dirceu (Casal Civil) já se prepara para o pior: sua condenação em regime fechado por envolvimento com o mensalão. Enquanto o Supremo Tribunal Federal não decide a pena, parentes já planejam como serão as visitas na cadeia. A refeição da penitenciária é uma das preocupações, pois ele é reconhecido como um sujeito bom de garfo. "Meu medo é que ele se mate na prisão", chora Clara Becker, 71 anos, sua primeira mulher e mãe de seu filho mais velho, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR).


Dirceu com Clara Becker (foto Estadão)
Casados por apenas quatro anos na época da ditadura militar, ela é amiga próxima do ex-marido há mais de três décadas e tem certeza de que "Dirceu não é ladrão". "Se ele fez algum pecado, foi pagar para vagabundo que não aceita mudar o País sem ganhar um dinheiro (...) Se ele pagou, foi pelos projetos do Lula, que mudou o Brasil em 12 anos", afirma, referindo-se ao pagamento a parlamentares da base aliada que receberam dinheiro para votar a favor de propostas do governo do ex-presidente Lula, segundo a denúncia do Ministério Público.

Para ela, militantes do PT como Dirceu e José Genoino, ex-presidente do partido, estão sendo sacrificados. "Eles estão pagando pelo Lula. Ou você acha que o Lula não sabia das coisas, se é que houve alguma coisa errada? Eles assumiram os compromissos e estão se sacrificando", indigna-se.

"Sabe, é muito sofrimento. Uma vez peguei meu filho chorando de preocupação com o pai. E minha neta, Camila, também sente muito."

Desde que começou o julgamento da ação penal 470, Dirceu diminuiu sua exposição pública. Para se poupar de constrangimentos, ele evita circular com desenvoltura, ser visto em Brasília ou jantar fora - seu passeio predileto. Agora, o ex-todo-poderoso do governo Lula lista quem são seus amigos fiéis e os recebe em sua casa de São Paulo ou na de Vinhedo (SP). No fim de semana do dia 7 de outubro, eleição municipal, ouviu ao telefone uma ordem expressa: 
"Benhê, limpa a área que eu tô chegando". Era Clara avisando que lhe faria uma visita na casa do interior paulista e deixando claro que não queria dividir a atenção do ex-marido com mais ninguém - nem com a atual namorada dele, Evanise Santos. Clara saiu de Cruzeiro do Oeste, no interior do Paraná, levando em um isopor uma peça de carneiro temperada no vinho branco e alecrim. Instruiu a empregada a deixar a carne três horas no forno, enquanto aguardava o anfitrião chegar em casa.

Quando ele apontou no portão, ela ouviu também uma voz feminina. Chispou escada acima e se trancou no quarto, alegando enxaqueca. Só desceu quando seu filho bateu na porta e avisou que a "dor de cabeça" já havia ido embora. Depois do fim de semana de comilança e champanhe, Dirceu despediu-se dela, dizendo: "Preciso ir embora mais cedo para São Paulo, tenho que eleger o (Fernando) Haddad". LEIA MAIS

Roseana quer endividar o Estado em mais 3,8 bilhões em empréstimos.


Governo já se movimenta visando as eleições de 2014

Tão logo concluída a totalização dos votos em São Luís, com a vitória de Edvaldo Holanda Junior (PTC), aliado do presidente da Embratur,  Flávio Dino (PCdoB), maior adversário da Oligarquia Sarney, a governadora Roseana (PMDB) já partiu para o ataque.
A toque de caixa, a Assembleia Legislativa, como sempre faz, a bancada governista se movimenta para aprovar outro bilionário empréstimo junto ao BNDES.
Trata-se da vultosa soma de R$ 3,8 bilhões de reais, que deve votado e aprovado nesta quarta (31) ou quinta-feira (01), com ampla maioria, com exceção dos poucos e heróicos votos dos deputados de oposição.
Formalmente, de acordo com a mensagem da governadora encaminhada à Assembleia, os recursos serão usados no “combate à pobreza”, mas a intenção é turbinar a candidatura do candidato da situação com vistas às eleições de 2014, e a candidatura da própria Roseana Sarney ao Senado.
Desde que assumiu o mandato no tapetão, em 2009, Roseana Sarney já endividou o Estado do Maranhão em mais de 5 bilhões de reais, fora os 3,8 bilhões de agora.
A Oligarquia Sarney acostumou-se a fazer campanha eleitoral apenas com dinheiro público, e esse empréstimo é apenas mais um dos muitos.
Mesmo respondendo a processo que pode levar à perda do mandato por abuso de poder econômico no TSE, Roseana Sarney jamais se intimidou em usar o dinheiro público com fins eleitorais.
Somente este ano, o governo liberou algo em torno de R$ 300 milhões de reais a aliados políticos às vésperas das eleições para turbinar-lhes as candidaturas. Em 2010, liberou cerca de 1 bilhão de reais com o mesmo fim e garantiu sua rereeleição.
O monstruoso endividamento do Estado, levado a cabo por Roseana, em sucessivos e bilionários empréstimos,  tem um duplo alvo: um, no processo a que responde no TSE, por abuso de poder econômico. Se for cassada, os rombos nas contas públicas, com os empréstimos bilionários, tem o objetivo de tornar o Estado ingovernável; se conseguir sobreviver à cassação do mandato no TSE, os recursos servirão para turbinar sua candidatura ao Senado e do seu candidato ao governo, com a velha prática de convênios eleitoreiros criminosos.
O pior de tudo é ver o Ministério Público do Maranhão a tudo assiste e não se incomodar nem um pouco com isso. Sempre foi assim.
A única coisa certa com os empréstimos contraídos por Roseana Sarney, é que o Maranhão continuará empobrecendo cada vez mais, ostentando os piores índices de desenvolvimento humano do país.
Se Flávio Dino se articula politicamente para a disputa de 2014, aglutinando partidos e aliados em torno de um programa, de um projeto, a Oligarquia se vale dos cofres públicos, sua velha e sempre atual prática, para tentar mais uma vez subverter a vontade popular pelo abuso de poder.
Portanto, 2014 já começou.

Por Jorge Vieira

MADEIRA REVOGA DECISÃO DE DEMISSÃO DA PROFA. UILIENE, SE ELE ADMITE QUE ELA ESTAVA CERTA, ENTÃO TEM QUE APONTAR QUEM ESTÁ ERRADO...

Líder do governo na Câmara de vereadores Joel Costa informou agora pouco que o prefeito Madeira revogou a decisão que demitiu a professora Uillene Araujo (FONTE: FACEBOOK Pinheiro NOTICIA DA FOTO).

NOTA DO BLOG DO MARCELO LIRA: Primeiramente: Parabéns ao Prefeito pela "humildade e sabedoria" em reconhecer o erro e repará-lo.
E em sua homenagem dedico a frase do cientista, escritor e filósofo alemão Johann Goethe, que ao meu ver é perfeita para a situação:
"É muito mais fácil reconhecer o erro do que encontrar a verdade; aquele está na superfície e por isso é fácil erradicá-lo; esta repousa no fundo, e não é qualquer um que a pode investigar".


Justiça bloqueia contas da Prefeitura de São Francisco do Brejão para garantir salários dos servidores

Depois de mais de uma semana acampados no prédio da prefeitura e diversas manifestações, os servidores de São Francisco do Brejão receberam uma boa notícia. O juiz da Comarca clip_image001de Açailândia, Ângelo Antonio Alencar dos Santos, acatou a ação de obrigação de fazer, impetrada pelo Ministério Público do Maranhão através da promotora Dra. Glauce Mara Malheiros, e determinou hoje (31), o bloqueio das contas da prefeitura.
De acordo com o MPE, a medida se fazia necessária em virtude dos constantes atrasos no pagamento dos salários do funcionalismo, situação que vem acontecendo desde o mês de agosto de 2012. “O requerido atrasa injustificadamente o pagamento dos servidores públicos municipais, o que tem por demais causado insegurança e danos aos referidos agentes, além de prejuízos no comércio local”, alega o Ministério Público na ação. A Promotoria destacou ainda que, apesar das ações judiciais que tramitam no Judiciário, onde inclusive, executa Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), “através do qual o município se comprometeu a não mais atrasar o pagamento dos servidores, a alexsituação não se modificou, somando-se mais de três meses de remuneração em atraso, juntados aos autos.”
Em sua sentença (Ação de Execução de Obrigação de Fazer Nº 3646-79.2012.8.10.0022), o magistrado determinou o Bloqueio de 60% (sessenta por cento) dos recursos do FPM, FUNDEB e Fundo Nacional de Saúde, para destiná-los ao pagamento dos servidores por ordem do próprio Poder Judiciário. O juiz estabeleceu à prefeitura, que encaminhe em 48 horas, a folha de pagamento dos servidores e dos salários em atrasos para o gerente do Banco do Brasil, agência 0554-1 de Imperatriz, sob pena de pagar multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil reais) e demais cominações legais, cíveis e criminais por crime de desobediência à ordem judicial.
A sentença estabelece ainda que o município se abstenha de utilizar qualquer recurso bloqueado, dentro de cada mês, de saldar qualquer crédito enquanto não forem quitados os salários de todos os servidores e que toda documentação do pagamento seja enviada ao juízo da Comarca de Açailândia.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

PROFESSOR RENAILDO AGRADECE PELOS VOTOS RECEBIDOS


Profº. Renaildo Vereador eleito em 2012
É hora de dizer MUITO OBRIGADO! Obrigado em primeiro lugar ao meu Deus por ter me dado esta oportunidade, a minha esposa e familiares, aos meus coordenadores e amigos, em fim meus sinceros agradecimentos pelos votos que recebi, graças aos quais poderei dar continuidade ao trabalho que meu irmão Professor Renilson vem desenvolvendo a quase oito anos como vereador de Itinga do Maranhão, ao qual quero dizer muito obrigado por abrir mão do seu projeto político em 2012 para que pudéssemos da continuidade através de minha pessoa. É hora também de reafirmar meus compromissos com Itinga do Maranhão e, em particular, com todos que votaram em mim. Asseguro que saberei honrá-los para fazer jus à confiança e aos anseios de todos que acreditam num futuro ainda melhor.

O que está em jogo neste nosso primeiro mandato como vereador que também é um desafio, é apresentar projetos de mudanças ao executivo municipal que seja viável sua execução e que venha beneficiar toda a nossa comunidade itinguense. Portanto, faz-se necessário uma grande mobilização e um amplo debate sobre o que queremos para Itinga do Maranhão nos próximos quatro anos.

Encerro minha mensagem reafirmando que honrarei cada voto recebido, falando sempre em nome do povo, em busca de uma cidade mais justo e desenvolvida para todos.

Um grande abraço a todos.

Professor Renaildo Alves Machado

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Eleições 2012: PT vence PSDB em todas as disputas diretas nas capitais

Por Rodrigo Haidar
 
O PT e o PSDB saíram da disputa do segundo turno das eleições neste domingo (28/10) com a administração de mais três capitais cada partido. Os petistas venceram em Rio Branco (AC), com Marcus Alexandre, em João Pessoa (PB), com Luciano Cartaxo, e em São Paulo, onde Fernando Haddad levou o PT ao comando da principal capital do país depois de oito anos. O PSBD venceu com Artur Neto em Manaus (AM), com Zenaldo Coutinho em Belém (PA) e com Firmino Filho em Teresina (PI).
Os dez partidos que mais elegeram prefeitos, no primeiro e segundo turnos, foram: o PMDB (1.031), PSDB (702), PT (636), PSD (497), PP (467), PSB (443), PDT (311), PTB (294), DEM (277) e PR (273).
Os petistas disputaram o comando de seis das 17 capitais nas quais houve segundo turno. E ganharam justamente nas três cidades em que disputaram os votos diretamente com o PSDB. Em nenhuma das três capitais em que os tucanos saíram vencedores a disputa foi com os petistas.
O PSB também ganhou a disputa do segundo turno em três capitais. E mostrou que na disputa direta com o PT, se sai muito melhor do que os tucanos. Mauro Mendes venceu o petista Lúdio em Cuiabá (MT) e Roberto Cláudio ganhou do petista Elmano em Fortaleza (CE). Em Porto Velho, Dr. Mauro Nazif ganhou de Lindomar Garçon (PV).
As eleições ocorreram com tranquilidade, com 100% das urnas apuradas às 21h55. Foi a apuração mais rápida já registrada pelo TSE. Não foi necessário fazer votação manual em nenhuma das mais de 88 mil seções eleitorais. Apenas 303 urnas apresentaram problemas, mas foram substituídas prontamente.
Não foram registradas ocorrências de crimes eleitorais com candidatos e o número de prisões de militantes e cabos eleitorais também foi pequeno, se comparado a eleições anteriores. No total, foram registradas 474 ocorrências de irregularidades eleitorais, que resultaram em 118 prisões.
Já o índice de abstenção foi recorde: 19,11%. O número mostra a abstenção vem subindo a cada eleição. Nas eleições municipais de 2004, as abstenções somaram 17,88% em segundo turno. Em 2008, foi de 18,09%. A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, demonstrou preocupação com o dado. “Cabe avaliar os motivos porque é, sim, preocupante o aumento”, afirmou a ministra. Para Cármen Lúcia, as abstenções não são boas porque quanto maior o comparecimento do eleitor às urnas, mais legítimo se torna o resultado da eleição.
A ministra também informou que o tribunal está em esforço concentrado para decidir todos os processos referentes às eleições de 2012 antes da diplomação, cujo prazo é 19 de dezembro. Cármen Lúcia disse que restam cerca de dois mil recursos pendentes de decisão no TSE.
Confira os resultados do segundo turno nas capitais
Rio Branco (AC)
1º Marcus Alexandre
PT
50,77%
90.557
2º Tião Bocalom
PSDB
49,23%
87.818
Manaus (AM)
1º Artur Neto
PSDB
65,95%
603.483
2º Vanessa Grazziotin
PCdoB
34,05%
311.607
Macapá (AP)
1º Clécio
PSOL
50,59%
101.261
2º Roberto
PDT
49,41%
98.892
Salvador (BA)
1º ACM Neto
DEM
53,51%
717.725
2º Pelegrino
PT
46,49%
623.734
Fortaleza (CE)
1º Roberto Cláudio
PSB
53,02%
650.607
2º Elmano
PT
46,98%
576.435
Vitória (ES)
1º Luciano Rezende
PPS
52,73%
98.937
2º Luiz Paulo
PSDB
47,27%
88.687
São Luís (MA)
1º Edivaldo Holando Júnior
PTC
56,06%
280.809
2º Castelo
PSDB
43,94%
220.085
Campo Grande (MS)
1º Alcides Bernal
PP
62,55%
270.927
2º Giroto
PMDB
37,45%
162.212

Cuiabá (MT)
1º Mauro Mendes
PSB
54,65%
169.688

2º Lúdio
PT
45,35%
140.798

Belém (PA)
1º Zenaldo Coutinho
PSDB
56,61%
438.435

2º Edmilson Rodrigues
PSOL
43,39%
336.059

João Pessoa (PB)
1º Luciano Cartaxo
PT
68,13%
246.581

2º Cícero Lucena
PSDB
31,87%
115.369

Teresina (PI)
1º Firmino Filho
PSDB
51,54%
212.741

2º Elmano Férrer
PTB
48,46%
200.062

Curitiba (PR)
1º Gustavo Fruet
PDT
60,65%
597.200

2º Ratinho Junior
PSC
39,35%
387.483

Natal (RN)
1º Carlos Eduardo
PDT
58,31%
214.687

2º Hermano Moraes
PMDB
41,69%
153.522

Porto Velho (RO)
1º Dr. Mauro Nazif
PSB
63,03%
142.937

2º Lindomar Garçon
PV
36,97%
83.828

Florianópolis (SC)
1º Cesar Souza Júnior
PSD
52,64%
117.834

2º Gean Loureiro
PMDB
47,36%
106.013

São Paulo (SP)
1º Fernando Haddad
PT
55,57%
3.387.720

2º José Serra
PSDB
44,43%
2.708.768

 
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Rodrigo Haidar é editor da revista Consultor Jurídico em Brasília.

O mapa do poder no país após o segundo turno

PMDB ainda é o maior partido, mas diminuiu de tamanho. PSDB e PT dividem as grandes cidades. PSB comanda maior número de capitais e foi o que mais cresceu. PSD surge forte.



A vitória de Fernando Haddad em São Paulo é o maior trunfo do PT nas eleições municipais deste ano
Neste Brasil com eleições a cada dois anos, mal um pleito acaba e o próximo começa imediatamente. O quadro final destas eleições municipais de 2012 já projeta o que se deve esperar para a próxima eleição presidencial em 2014. Um provável jogo ainda polarizado entre o PT da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula e o PSDB que governou o país nos oito anos anteriores, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. E tendo como prováveis principais atores coadjuvantes o PSB e o PMDB. Os socialistas como força independente, ainda ao lado do PT ou a partir de agora ao lado do PSDB? O PMDB ainda como principal força auxiliar do PT de Dilma? Essas são as variáveis que começarão a ser discutidas agora. 

A provável manutenção da polarização entre o PT e o PSDB é reflexo do fato de que os dois partidos são aqueles que mais terão prefeitos comandando as maiores cidades do país, as capitais e aqueles municípios que têm mais de 200 mil habitantes. O PT administrará a partir de janeiro 16 dessas cidades, incluindo a maior delas, São Paulo, após a vitória de Fernando Haddad sobre o tucano José Serra. O PSDB estará à frente de 15 delas.
 
O PMDB permanece como provável principal força auxiliar de qualquer governo porque mostra-se o partido de maior capilaridade no país. É aquele que governa o maior número de cidades brasileiras. De acordo com o levantamento feito pelo Congresso em Foco, serão 1026 cidades administradas pelo PMDB. Trata-se, porém, de um partido dos grotões. Para se ter uma ideia, dessas cidades que o partido conquistou este ano, 1020 foram vencidas no primeiro turno. No segundo turno, no qual estão em disputas apenas aqueles municípios maiores, os peemedebistas acrescentaram apenas mais seis cidades ao seu plantel. 

Além disso, o PMDB obteve agora um desempenho pior que o de 2008. Naquela ocasião, os peemedebistas venceram em 1194 cidades. Tiveram, portanto, uma perda de 168 prefeitos comparada uma eleição e outra. 

Já o PSB mostra seu crescimento com duas credenciais. Na comparação com 2008, o partido comandado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, foi o que mais cresceu. Foram nada menos que 132 prefeituras a mais: 440 agora contra 308 em 2008. O PT apresentou também crescimento, elegendo 91 prefeitos a mais que em 2008. Já os tucanos pioraram seu desempenho, elegendo 79 prefeitos a menos que em 2008. Ninguém caiu mais, porém, que o DEM: foram 215 prefeituras a menos, na comparação entre 2008 e 2012. 

Sem possibilidade de comparação, uma vez que não existia em 2008, o desempenho do PSD do atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também impressiona. O partido sai da sua primeira eleição municipal elegendo 496 prefeitos. 

Capitais
A segunda credencial importante do PSB é que será o partido no comando do maior número de capitais brasileiras: cinco. Uma delas é Belo Horizonte, capital do segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais. Também administra duas outras grandes cidades: Recife e Fortaleza. As outras duas capitais que serão comandadas pelos socialistas são Cuiabá e Porto Velho. 

Além de São Paulo, o PT elegeu outros três prefeitos de capitais. Em números absolutos, duas prefeituras a menos do que o partido elegera em 2008. Na ocasião, o PT venceu em seis capitais. Embora tenha perdido São Paulo, o PSDB permanece no comando do mesmo número de prefeituras que administrava em 2008: quatro. O PMDB encolheu também nesse quesito: vencera seis eleições de capitais em 2008 e agora venceu somente duas, sendo que uma delas é a segunda maior cidade brasileira, o Rio de Janeiro, com a reeleição de Eduardo Paes. 

O PSB em 2008 elegera três prefeitos. Agora, elegeu cinco. O PTB, que tinha três prefeituras de capitais, agora não terá nenhuma. O DEM tinha duas, e continua com duas. O PDT tinha uma, e agora tem três. O PP tinha uma e passa agora a ter duas. Psol, PPS e PTC têm, cada um, uma prefeitura de capital.

Fonte: G1

Acidente em polo siderúrgico de Açailândia deixa vítima de 21 anos

Kennys Silva trabalhava como soldador para a empresa Gusa Nordeste  e morreu na tarde do ultimo dia (25)
A vitima, Kennys
Na tarde da ultima quinta-feira (25), morreu vítima de choque transversal durante o trabalho, o jovem de 21 anos, Kennys de Oliveira Silva. Kennys trabalhava na empresa Gusa Nordeste S.A., localizada no polo siderúrgico de Açailândia, a 79 quilômetros de Imperatriz. Há dois meses ele exercia atividades como soldador.

De acordo com a mãe do jovem, a família recebeu a informação de que ele tinha sofrido um acidente às 18h00 e às 18h30, quando chegou ao Hospital São Sebastião, ele já estava morto. “Eu acho que ele não estava usando máscara porque o rosto dele está queimado”, afirmou.

Segundo Alda Cristina, tia e madrinha do jovem, a empresa se colocou a disposição para ajudar a família, entretanto não informou como aconteceu o acidente e qual a obrigação da empresa nesse caso. “Eles vieram aqui apenas para pegar as cópias dos documentos dele. A família quer saber o que realmente aconteceu”, afirmou Alda Cristina.
Os familiares relatam que o jovem sofreu o acidente por volta das 17h00, mas só foi retirado do local após meia hora, já que ele estava trabalhando a uma altura de aproximadamente 30 metros. Para um trabalhador da empresa que não quis ser identificado, o clima entre os operários é de agitação. Em alguns períodos, quando os administradores do setor estão visitando a empresa, o trabalho deve ser redobrado, atingindo um ritmo acelerado que põe em risco a vida e a segurança dos trabalhadores.

Para o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Açailândia e região e Secretário Geral da Federação Interestadual dos Metalúrgicos do Nordeste, o ocorrido foi uma fatalidade que os trabalhadores desse ramo estão vulneráveis a sofrer.  “Ainda faremos contato para saber os interesses da família e posteriormente ajudar em algum sentido. O que nós ficamos sabendo é que teve um problema numa retífica e ele foi trocar a retífica e acabou sofrendo um choque elétrico”, explicou Jarles Adelino.

Essa é a quarta morte registrada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Açailândia nos últimos dois anos. Os dois últimos casos ocorreram na mesma empresa, Gusa Nordeste. Com a morte de Kennys, muitas interrogações até agora não estão esclarecidas, especialmente a respeito da maneira como aconteceu o acidente, se a empresa tem alguma responsabilidade pelo ocorrido e em que medida.

Os familiares lamentam uma perda tão repentina, segundo o pai da vítima, ele estava noivo e havia sido contratado há apenas dois meses. Procurados para falar do ocorrido, nenhum representante da Gusa Nordeste quis se manifestar .
Rede Justiça nos Trilhos
 
 

O retrato da política no Maranhão

Vila Nova dos Martirios
A população do distrito de Curvelândia, município de Vila Nova dos Martírios vive uma situação caótica! Há mas de 20 dias, a única bomba do poço artesiano que abastece a população com água potável queimou, e ninguém toma uma providencia para resolver a questão, as pessoas estão pegando água de rios e açudes para usar, e segundo informações, o prefeito Wellington Pinto não está nem ai para resolver o problema.
A única esperança da população de Curvelândia nesse momento, e contar com o apoio da prefeita eleita Carla Batista, e o que a população espera, é que a mesma ajude de alguma forma encontrar uma solução para o problema, visto que a situação da população é de calamidade publica.
Buritirana
Até o momento não se sabe em quais circunstâncias irá acontecer à posse do prefeito eleito  de Buritirana Vagtônio Brandão! Acontece que após a vitoria do mesmo, o atual prefeito Zé do Mundico teria tomado “doril” e sumiu da cidade, até o momento o prefeito eleito não sabe, e não tem o mínimo conhecimento da real situação administrativa do Município! O que se sabe mesmo, é que existe um grande abacaxi para Vagtônio descascar.
 Açailândia
Com uma situação política ainda incerta, a cidade de Açailândia caminha mas uma vez para uma “guerra” política! Acontece que o processo feito pelo Ministério Público do Maranhão, que pede a cassação da prefeita eleita Gleide Santos por se enquadrar na léi da ficha limpa, já chegou ao (TSE), Tribunal Superior Eleitoral, e caso a mesma seja cassada, tudo caminha para uma nova eleição no município, ja que Gleide conseguiu mas de 50% dos votos validos.
Cidelândia
Com a vitoria de Neto Teixeira, quem saiu fortalecido nessa eleição foi o prefeito Zé Carlos da cidade de Cidelândia! Já o segundo colocado Adauto do Baratão insatisfeito com a derrota, irá entrar na justiça para tentar cassar Neto Teixeira.
Amarante do Maranhão
A Justiça Eleitoral pode convocar uma nova eleição em Amarante, a 680 quilômetros de São Luís. A atual prefeita de Amarante, Adriana Ribeiro, que obteve mais de 50% dos votos está com a candidatura sub-júdice, com a suspeita de crime eleitoral.
Mais de 20 mil eleitores foram às urnas na cidade de Amarante, mas ninguém sabe quem ganhou a eleição para prefeito, já que a candidata Adriana Ribeiro (PV) obteve 9.678 votos, não considerados ainda válidos pela Justiça Eleitoral.

A atual prefeita teve o registro da candidatura negado por ter concedido reajuste salarial aos servidores da educação durante o período de campanha, o que é proibido por lei. Ela recorreu ao TRE, mas o processo ainda não foi julgado.
Já a candidata Joyce Marinho (PSD), que substitui o candidato Marconi Duailibe enquadrado na lei da Ficha Limpa, obteve 8.972 votos, que representam 44, 58 % mas como não alcançou metade mais um dos votos válidos não pode ser declarada eleita.
Segundo o Justiça Eleitoral de Amarante do Maranhão, a situação vai permanecer indefinida até o julgamento da situação da candidata Adriana Ribeiro. Caso a candidata Adriana Ribeiro não consiga manter o registro da candidatura no TRE ou no TSE, haverá uma nova eleição em Amarante.

A VITÓRIA DE EDIVALDO HOLANDA JR. EM SÃO LUÍS É O FORTALECIMENTO DA OPOSIÇÃO NO MARANHÃO

Edivaldo Holanda Jr, Roberto Rocha, Dep Federal Simplício Araújo e Flávio Dino (fundo de camisa verde)
 
A vitória de Edivaldo Holanda Jr. (PTC) fortalece a oposição no Maranhão, já que um dos padrinhos políticos do prefeito eleito de São Luís, Flávio Dino (PC do B) deve se lançar como candidato ao governador. Edivaldo obteve 280.809 votos e o apoio de muita gente de outras cidades, fato este, detectado facilmente nas redes sociais. A votação de Edivaldo se torna muito significativa e fortalece a disputa para as eleições de 2014, visto que a “Ilha Rebelde” serve de referência para os maiores colégios eleitorais do Estado: Caxias, Timon e Imperatriz, além de outros municípios menores como Pedreiras e Trizidela do Vale que tiveram um bom trabalho feito pelos partidos de oposição. 
 
A presença constante do Deputado Simplício Araújo (PPS) ao lado de Edivaldo é um indicativo de que a oposição deve avançar na região do Médio Mearim. Simplício fez uma boa e proveitosa campanha em Pedreiras e, mesmo não sendo eleito é considerado um vitorioso, já que ficou em segundo lugar nas acirradas eleições de Pedreiras na frente do candidato que estava montado na “máquina” municipal. Com a vitória de Ribamar Alves (PSB), Simplício Araújo deixará a condição de suplente e ocupará definitivamente um lugar na Câmara de Deputados, assim consolida seu nome como uma importante liderança política da região do Médio Mearim. 
 
Edivaldo Holanda Jr., vem com a cara do novo e trazendo um forte apelo de renovação, bem como, deixa transparecer sua vontade de fazer um governo diferenciado, moderno e voltado para a comunidade. Problemas como a habitação, trânsito e a falta de uma educação de qualidade, devem fazer parte do leque de discussões e ações que o rapaz deve priorizar em seu governo. Revitalizar São Luís vai ser um trabalho árduo e precisará do apoio de todas as esferas do poder.

Repercute em todo pais o autoritarismo do prefeito Madeira que demitiu uma Professora após divulgar fotos de sala de aula alagada

Após chuva, sala de aula das escola municipal Guilherme Dourado ficou alagada e alunos tiveram que se proteger com guarda-chuvas (Foto: Uiliene Santa Rosa) 
Após chuva, sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado ficou alagada e alunos tiveram que se proteger com guarda-chuvas (Foto: Uiliene Araújo/Arquivo Pessoal)


A divulgação em redes sociais de fotos que mostram alunos fazendo prova embaixo de guarda-chuvas causou a demissão de uma professora do ensino municipal de Imperatriz (MA). As imagens causaram impacto e o caso ganhou repChão de sala de aula ficou alagado após chuva (Foto: Uiliene Santa Rosa)ercussão na cidade. O secretário municipal de Educação, Zeziel Ribeiro da Silva, disse que a medida foi tomada porque a professora procedeu de forma errada. A reportagem foi sugerida por um internauta através do VC no G1.

Uiliene Araújo Santa Rosa, de 24 anos, foi afastada e teve seu contrato com a Prefeitura Municipal de Imperatriz encerrado nesta sexta-feira (26), após a publicação das fotos que mostravam uma sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado. Nas imagens é possível ver os alunos se protegendo com guarda-chuvas, além do chão da sala de aula alagado e buracos no telhado da instituição. De acordo com a professora, a intenção ao publicar as imagens era chamar a atenção para os problemas da rede municipal. “Não identifiquei o nome do colégio ou de qualquer funcionário da instituição, mas publiquei as fotos em meu perfil pessoal, pois acredito que não se deve ficar de braços cruzados diante de uma situação assim”, falou ao G1.
 
Na mesma semana em que as imagens foram divulgadas, a professora conta que a Secretaria de Educação providenciou reparos imediatos no telhado da escola. No dia 25 deste mês, no entanto, Uiliene foi afastada de seu cargo na unidade Guilherme Dourado e na sexta-feira (26), a professora recebeu um comunicado que anunciava o encerramento de seu contrato com a Prefeitura Municipal de Imperatriz por atos de conduta incabível.Após a publicação das fotos, Uiliene conta que percebeu que os colegas a tratavam de forma diferente. “Quando voltamos do feriado, percebi que os funcionários me olhavam de uma forma diferente e já não falavam comigo. Era por causa das fotos. Então começaram a boicotar minhas aulas. Não liberavam data-show ou televisão para que eu trouxesse material para os meus alunos, coisa que faziam para os outros professores”, afirmou ela.
 
“Fui punida pela publicação das fotos e isso não é justo. É o tipo de coisa que acontecia na época da ditadura, mas estamos em uma democracia, não é? Ela [a diretora] não está agindo como uma gestora. Está tratando a escola como propriedade privada, mas a escola é de propriedade pública, é do município. Acredito na liberdade de expressão e em formar alunos com uma visão crítica, que não se conformem com as coisas do jeito que elas estão. Cresci vendo meu pai e meus professores reivindicando os direitos de educação e aprendi a dar valor a ela, então não poderia ficar de braços cruzados frente a essa situação”, relatou a professora.
 
Uiliene, que se formou no ano passado, começará a dar aulas no ensino superior, mas não pretende abandonar a luta pela valorização da educação fundamental. “Passarei a dar aula para o ensino superior, mas já dei aulas em várias escolas municipais desde a época da faculdade e sei o estado delas. Tenho um filho pequeno e fico pensando, será em um colégio como esse que ele terá que estudar?”, pergunta a jovem.

Com campanha limpa e propositiva, Edivaldo vence a eleição em São Luis

Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e sua esposa, Camila Vasconcelos: felicidade de quem fez uma campanha limpa e honesta.
Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e sua esposa, Camila Vasconcelos: felicidade de quem fez uma campanha limpa e honesta.



O resultado, apesar de toda a baixaria, das tentativas de ridicularizar o candidato pelo fato de nunca ter exercido um cargo executivo, o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC) ganhou a eleição em São Luís e com uma diferença de 12%, bem acima do que esperava seu adversário, o prefeito João Castelo (PSDB).

Com uma campanha de mensagens propositivas, discutindo os problemas e as soluções para São Luís, Edivaldo Holanda Júnior ganhou a confiança do eleitorado da capital.

Sofreu, por parte do adversário, a campanha mais sórdida, uma baixaria jamais vista. E, humildemente, tocou seu projeto confiante de que sairia vencedor.

Hoje, no dia do pleito, eram inúmeras denúncias de compra de votos, de manobras nada republicanas, para alterar o desejo do eleitor. Nada disso adiantou. A esperança venceu o medo.

Novo prefeito da capital, Edivaldo Holanda Júnior terá, a partir do dia primeiro de janeiro, de formar uma boa equipe, voltada para seus compromissos de campanha, principalmente.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Pela segunda vez, Maranhão apaga o Brasil

Não tem pra ninguém! O Maranhão é poderoso demais! Pela segunda vez o Maranhão apagou o país. É o fraco! Ontem, por volta das 23h15 houve um apagão demorado no Brasil, que atingiu todo o Nordeste e partes das regiões Norte e Sul.

Leia também:
Blecaute atingiu todo o Nordeste e partes das regiões Norte e Sul

Rua de São Luís iluminada por faróis de carros e pela lua.
Rua de São Luís iluminada por faróis de carros e pela lua.

O apagão demorou na maioria das cidades até mais de 4h. A interrupção de energia elétrica é a segunda deste mês de outubro. No dia 3, o blecaute atingiu as regiões Sul, Sudeste e a capital federal do país.

Descobertas as causas do primeiro apagão de outubro, foi detectada uma falha no sistema de transmissão entre Colinas (TO) e Imperatriz (MA). Agora, pela manhã, o diretor do Operador Nacional do Sistema, Hermes Chipp, informou que houve um incêndio na linha de transmissão entre Imperatriz (MA) e Colinas (TO). Eita Maranhão porreta, siô!

A falta de energia nos deixou nas trevas, mas também deixamos na escuridão o Nordeste inteiro. O Maranhão facilitou as ações dos marginais, acabou com as baladas, desligou as tevês, deixou muita gente isolada em elevadores e permitiu o sexo ao ar livre sem desconforto. Até os postes serviram de agasalho.

Sem contar com os prejuízos que causamos aos computadores e geladeiras. Desta vez, não podemos atribuir ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a ineficiência. Lobão, ainda hospitalizado, está apagado.

Mas de uma coisa não podemos reclamar do apagão: assistimos ao debate completo dos candidatos ao segundo turno das eleições em São Luís. Menos mal.

Perícia comprova montagem do vídeo sobre ‘milícia’ exibido pela campanha de Castelo

Blog do Raimundo Garrone

O perito criminal especial, com formação na Academia de Polícia do Maranhão e Academia Nacional de Polícia-Brasília, com cursos em vários estados e nos EUA, José de Ribamar Cruz Ribeiro, em parecer documentóscopico concluiu que o vídeo exibido pela campanha de João Castelo, sobre suposta milícia foi “editado com a finalidade de denegrir a imagem do candidato a prefeito Edivaldo Holanda Júnior e de alguns policiais”.

Segundo a conclusão do parecer técnico o vídeo postado anonimamente em rede social possui imagens de péssimo conteúdo e visibilidade confusa, “pois nem sempre é possível associar o audio as imagens, ficando dificultosa a assimilação a quem o assitiu”.

Diz ainda José de Ribamar Cruz Ribeiro que não se pode de fato afirmar que “as imagens que nele aparecem correspondem aos sons emitidos, além dos ruidos e a fuga do foco dos eventuais participantes do vídeo “.
Portanto, conclui o perito, “o vídeo foi editado e montado ou seja ajustado conforme o autor anônimo queria que ficasse a ordem das imagens e do audio”.

A perícia deixa claro a montagem já denunciada por Edivaldo Holanda Júnior, e revela a disposição da campanha de Castelo de utilizar todas as armas possíveis para tentar inverter o desejo da população em conflagrar a mudança na prefeitura de São Luís no dia 28 de outubro.

SE A MODA PEGA EM ITINGA! - PROFESSORA DENUNCIA PERSEGUIÇÃO DE DIRETORA DE ESCOLA MUNICIPALIZADA.

A professora
A professora Uiliene Araújo Santa Rosa denuncia no facebook a perseguição sofrida  por diretora de escola municipal de Imperatriz Guilherme Dourado após a mesma ter denunciado as péssimas condições físicas da escola. Veja abaixo seu texto no facebook.


Em represaria a denúncia que fiz a estrutura do Cgd Colégioguilhermedourado Itz-pr, os alunos realizando prova usando guarda chuva dentro da sala, a diretora Ivone Carvalho Milhomem, me colocou a disposição da Secretaria De Educação Imperatriz, me afastando da instituição de ensino. Postei as fotos, mas naquele momento
não divulguei o nome da escola para preservar os alunos.
Depois da denuncia varreram até em cima da escola e colocaram "telhas de vidro" no local dos buracos e ainda ameaçaram os alunos que compartilharam as fotos de esoulsar da escola...Faço vir a público minha indignação e digo que tomarei medidas legais...
COMENTÁRIO DO BLOG: Conheço a professora Uiliane, sua atitude foi digna do comprometimento como educadora e a atitude da diretora é algo pra se lamentar. Não estamos mais em tempos de caça às bruxas, é preciso respeitar o profissional da educação e sua liberdade de expressão. Se não quer denúncia, cuide antes.

A partir de Janeiro, poderei sair das limitações de um simples blogueiro e terei voz para fazer ressoar situações como estas na Câmara de Vereadores.Diretora de escola municipalizada não é patroa de professor. Essa situação precisará e será revista. Nos aguarde!!!
                                                            Foto tirada e publicada pela professora Uiliane.

Concurso Público: Edital de convocação

ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE AÇAILÂNDIA
CNPJ/MF: 07.000.268/0001-72
Av. Santa Luzia, S/N, Parque das Nações
www.acailandia.ma.gov.br

GABINETE DO PREFEITO
CONCURSO PÚBLICO – EDITAL N.º 001/2012

5º EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Prefeito Municipal de Açailândia CONVOCA os candidatos relacionados no anexo I, aprovados no Concurso Público - Edital nº 001, de 16 de fevereiro de 2012, conforme Termo de Homologação de 21 de maio de 2012, publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão em 23 de maio de 2012, para comparecerem à sede da Prefeitura Municipal de Açailândia, localizada na Av. Santa Luzia, s/n, Parque das Nações, nos dias úteis de 24 de outubro a 05 de novembro de 2012, das 08:00 às 12:00h, para a entrega de cópia autenticada dos documentos a seguir: Identidade, CPF, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), PIS/PASEP, Título Eleitoral, Certidão de Quitação Eleitoral, Certidão de Antecedentes Criminais (Justiça Estadual e Federal), Declaração do Ensino Fundamental Incompleto, Declaração dos bens e valores que constituem o patrimônio, Declaração ou Comprovante de Residência/Endereço, Certificado de Reservista (candidatos do sexo masculino) e Carteira de Vacinação. Na oportunidade o candidato deverá apresentar os Exames Pré-Admissionais, relacionados no anexo II deste edital.

Somente será empossado no cargo público o candidato que apresentar toda a documentação solicitada e for julgado apto física e mentalmente para o seu exercício, conforme o disposto no artigo 15 do Estatuto do Servidor Público do Município de Açailândia/MA – Lei Complementar Municipal no. 001/93 e Subitem 12.5 do Edital do Concurso Público.

A relação dos candidatos convocados neste ato público, também está disponível no site: www.acailandia.ma.gov.br e nas sedes das Secretarias Municipais.

Açailândia/MA, 24 de outubro de 2012.

ILDEMAR GONÇALVES DOS SANTOS
Prefeito Municipal
 
 

Apagão afeta o Nordeste do país e outras regiões

O ONS confirmou a falta de energia na região.
Blecaute atinge AL, BA, CE, MA, PE, PI, PB, RN e SE, e parte de PA, TO e DF.
Um apagão afetou os nove estados do Nordeste do país do final da noite de quinta-feira (26) até início da madrugada desta sexta (26). O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional, confirmou a falta de energia na região. Concessionárias de Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba também confirmaram o blecaute. As redes sociais relatam ainda que Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal ficaram no escuro.
O ONS confirmou a falta de luz na região Nordeste a partir das 0h14, mas não soube informar as causas do apagão. Segundo o órgão, a luz foi restabelecida em Tocantins e Pará pouco depois de 1h30 (hora local).
É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.
Bahia
A Bahia sofreu um apagão por volta das 23h20 desta quinta. De acordo com a Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba), um problema no sistema interligado nacional, do ONS, atingiu todos os consumidores baianos. Segundo a Coelba, a companhia deixou de receber energia para fazer a distribuição. Não há previsão para que o serviço seja restabelecido.
A Coelba informou que outros estados do país também foram afetados pelo apagão.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que o Aeroporto Internacional de Salvador funciona normalmente com geradores. Nenhum voo previsto para o final da noite de quinta e madrugada de sexta foi cancelado.
O posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), um dos principais da rede pública de saúde em Salvador, informou que apenas o centro cirúrgico da unidade funciona com geradores nesta madrugada.
Ceará
No Ceará, a Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce), empresa distribuidora de energia no estado, informou que houve um problema no sistema interligado nacional que afetou todo o Nordeste. A companhia não soube informar sobre as causas do blecaute.
Apenas as luzes de carro iluminavam as ruas de Fortaleza na madrugada desta sexta-feira (26) (Foto: André Teixeira/G1)
ruas de Fortaleza na madrugada desta sexta-feira (26). (Foto: André Teixeira/G1)


Em Fortaleza, moradores dos bairros, Messejana, Benfica, Jardim Iracema, Barra do Ceará, Fátima, Aldeota, Meireles relataram a queda de energia. Moradores de outras cidades do estado como Crato, Juazeiro do Norte, Sobral e Maracanaú usam as redes sociais para falar sobre a falta de energia.
Maranhão
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) informou que um blecaute com mais de duas horas de duração ocorreu em todo o estado.
Em São Luís, a energia caiu por volta de 23h20 (horário local). O problema foi atribuído à distribuição de energia do Sistema Interligado Nacional, de responsabilidade do ONS.
Nas redes sociais, moradores de Imperatriz, a 626 km da capital, confirmaram o apagão e relataram que a energia começou a ser restabelecida a partir de 0h30 (hora local).
Paraíba
Na Paraíba, faltou luz em todas as cidades do estado a partir das 23h30 de quinta, segundo informou a concessionária de energia elétrica do estado, a Energisa. Autoridades orientaram a população a evitar sair de casa, especialmente em seus automóveis pois os semáforos não estão funcionando.

Fonte/g1.com